Powered By Blogger

terça-feira, 16 de março de 2010

Metodos Contraceptivos

1 - Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.
Dois métodos contraceptivos reversíveis são o preservativo e a pílula e irreversíveis são a Laqueação das trompas de Falópio e a Vasectomia, que consiste na laqueação do canal deferente.

2 - Explica um exemplo de Método Natural (ex: método da temperatura; método do calendário; método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido)
É um método que calcula pela contagem dos dias, o período em que a mulher estará fértil, ou seja, o período em que se dará a ovulação. Neste período deve evitar ter relações sexuais e, caso as tenha, deve utilizar o preservativo. Este método favorece o conhecimento dos períodos de menstruação e fertilidade de cada mulher.


3 - Escolhe um Método Não Natural à tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização.
DIU (Dispositivo Intra Uterino) é um pequeno aparelho em metal ou plástico, que é introduzido no útero e que aí permanecerá até acabar a sua validade (3 a 5 anos). Só pode ser colocado ou retirado numa consulta médica. O DIU torna o muco da cavidade uterina menos propício à presença dos espermatozóides ou impede e a nidação, ou seja, a implantação do embrião nas paredes do útero.
Vantagens: As mulheres podem contar com uma grande eficácia contraceptiva, sem que tenham que associar a contracepção a qualquer gesto diário. Não interfere com o ato sexual. Exceto por alguns dispositivos específicos, o DIU não é um método hormonal, sendo indicado para mulheres que já tiveram problemas com métodos contraceptivos hormonais.
Desvantagens: Para além de poder aumentar as dores durante o período menstrual e aumentar o seu fluxo, o DIU não protege das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Com o uso prolongado do DIU, pode acontecer diminuição ou cessão do fluxo menstrual.
Em algumas pessoas pode também causar cólicas e sangramentos independentes do período menstrual. O DIU também pode causar esterilidade na mulher, por isso não é recomendado para aquelas que nunca tiveram filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário